Porque és mulher.

Pensei em escrever-te uma carta todos os anos da tua vida, mas não o vou fazer.
Vou-te escrever uma, que chegue para a leres todos os dias quando não cá estiver, e que te leve a algum lado em que não estejas, nesse mesmo momento.
Escrevo-te esta carta porque te amo, porque estás a crescer, e sobretudo porque és mulher.
No dia que nasceste, eu nasci também.
Nasceu dentro de mim, outros lados de homem que ainda não conhecia.
Estás a tornar-te numa mulher, tens uma personalidade forte porque foste educada para assim o ser.
Uma das primeiras palavras que aprendeste a dizer, foi "não".
Estás a ficar uma mulher extremamente bonita, claro que isto aos meus olhos tem outra dimensão, mas consigo ver que vais despertar muita coisa em várias ocasiões da tua vida.
Já tens um discurso coerente, interrompes-me à mesa mesmo quando te digo que quem tem a palavra sou eu, e já dizes que a única pessoa que manda em ti és tu mesma.
Assusta-me essa maneira de ser, mas ao mesmo tempo encanta-me porque espero que não caias nunca nas mãos de alguém que te queira como propriedade.
Se isso acontecer, lê esta carta.
Tens treze anos, vais a caminho dos catorze, e eu vou a caminho do estado mais temido que algum homem que quer proteger as mulheres da família caminha, a velhice.
Estou a ficar velho.
Velho para te carregar ao colo ou acompanhar as expressões que usas.
Mas não velho o suficiente para não te amar da mesma maneira, ou querer o teu bem.
És mulher Inês, e embora te tenha educado para nunca te rebaixares e lutares da mesma maneira que um homem, a vida vai-te pregar partidas.
Ensinei-te a lutar sempre que um homem te faltasse ao respeito, enchi-te os ouvidos que tinhas de ser independente e que primeiro vens tu e depois os outros.
Ensinei-te a nunca ter medo, nunca te encorajei a chorar quando caías em miúda, e eras tu que desinfectavas as tuas feridas quando caías de bicicleta.
Ler um livro por mês estava nas tuas listas de tarefas, tentei ensinar-te a pintar e pus-te na natação.
Inscrevi-te em desportos e motivei-te a cantar.
Mas a realidade, é que continuas a ser uma mulher.
E nem todos os homens te vão ver como eu, ou o teu pai, ou os restantes homens da tua família.
Por isso lê estas palavras sempre que te sentires perdida, e eu já não estiver ao teu lado para te defender ou apontar o sentido certo a seguir.
Pela tua vida fora vais encontrar homens que nem sempre vão querer o teu melhor.
Hão-de te partir o coração, por muito forte que te tenha ensinado a ser.
Há coisas que não controlamos, mas peço-te que nunca te entregues só porque sim.
Guarda o mais bonito que há em ti, para ti.
Sê tua, não dos outros.
Hão-de aparecer rapazes que inventem um ou outro boato, eu sei porque também o fiz com outras raparigas, há muitos anos atrás.
Hás-de ser o que as pessoas quiserem que sejas nas conversas de quem não te conhece, mas nunca te esqueças do que te ensinei a ser.
Tu também hás-de partir uns corações, é certo.
Foste educada para isso.
Não para ser desleal, mas para seres leal a ti mesma.
Quando algo não funcionar, vira as costas.
Não arrastes situações, nem acredites na história que deve-se sempre lutar por o que se quer.
A verdade da vida, é que o que requer muita luta nem sempre vale a batalha.
O amor é bonito, mas só nos livros.
No dia que aparecer alguém que te faça cair o chão, como já me aconteceu, não te deixes levar de tal maneira que te consuma.
Pensa e repensa, se tudo correr bem estarei aqui para te levar a algum altar, isto se decidires casar.
Mas senão, lembra-te sempre do que te ensinei.
Nunca aceites menos do que mereces.
Nunca admitas que alguém te insulte, te diga o que dizer ou o que fazer.
Num mundo feito para os homens, não sejas alguém que o tempo apague.
Não sejas só a mãe de alguém, a namorada ou a mulher.
Sê tu mesma.
Continua a dizer que quem manda em ti és tu mesma, por muito que me chateei contigo hoje em dia.
Trabalha tanto, para que sempre que se cruzarem contigo, a primeira coisa que digam é "Lá vai a Inês", não "a namorada de fulano".
Estuda muito, lê o mundo e poupa-te a desgostos.
Não substituas um problema com outro, segue a tua intuição.
Junta-te com alguém que traga o melhor de ti, e não que tenhas de ser tu a lutar para te sentires feliz na casa de alguém.
Recorda-te que foste educada para seres a melhor versão de ti mesma, e não para seres uma versão de outro alguém.
Tenta envelhecer, não te mates antes do tempo previsto.
Foste educada para ser uma mulher dentro de um mundo de homens, por isso nunca baixes os braços.
Se a vida um dia te pregar uma partida e ficares aquilo que gostam de apelidar, de "mãe solteira", não tenhas vergonha meu amor.
Sai à rua de nariz levantado, e educa os teus filhos para serem homens num mundo, que também é das mulheres.
Vou estar a zelar por ti, onde quer que esteja.
E mesmo que já não lá esteja pronto para deitar chumbo em cima de alguém, a minha força passará para ti.
Como há-de passar para os teus filhos, e para todos aqueles que te tentarem tirar o chão dos pés.
És livre, nunca hás-de ser de ninguém.
Nunca te esqueças disso.
Com amor.
Avô.



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares