Despacha-te.


Eu tenho a mania de assustar os homens, com todas estas conversas de amor verdadeiro e laços que não se quebram por nada que a vida nos possa trazer. Há dois tipos de pessoas dentro de uma relação, ou até mesmo fora dela. Existem as pessoas que acreditam no amor e que por mais quedas e tropeções que o destino lhes dê, vêm sempre a tal luz ao fim do túnel, que se proporcionam sempre a sofrer por amor mais uma vez, com a ínfima hipótese de dar certo. E depois há aqueles que já não se dão ao trabalho, e constituem assim o conjunto de pedras que vamos apanhando pela nossa vida fora. Um dia foram nós, calçaram os nossos sapatos, e prometeram mundos e fundos a alguém que lhes falhou na promessa, e se há coisa que eu sei, é que não há nada que magoe mais do que uma promessa falhada para quem cumpre a sua palavra.
Hoje as pessoas não namoram, ficam juntas. Dormem agarradas umas ás outras, mas não andam de mão dada na rua. Oficializar uma relação nas redes sociais parece ser a maior prova de amor que se dá no século XXI, e perdoar uma traição quase que parece bonito e romântico. Aprendi com o tempo, que quem ama não trai. Seja de uma maneira ou outra, não se magoa quem se gosta. Não faz sentido, e se só é fiel quem pode e não quem quer, então devíamos ter que passar por uma série de testes para podermos dizer a alguém que o amamos. Testes cognitivos, físicos, testes do verdade ou consequência e quizz's, e se é crime mentir sobre aquilo que se vê, então mentir a alguém ao dizer que o amamos deveria ser também.
Já me mentiram muito ao longo do tempo, mas prefiro acreditar que quem o fez, não foi por pura maldade ou com más intenções, mas sim porque nem todos temos a capacidade de amar incondicionalmente, e esse tipo de amor assusta as pessoas. Aquele tipo de sentimento em que dizemos a alguém que o vemos daqui a seis meses, com todas as certezas do mundo que ainda o vamos querer abraçar e beijar da mesma forma, ou que daqui a um ano fazemos as malas e acabamos por mudar a nossa vida, porque achamos que sair à rua não tem o mesmo sentido se não tivermos a possibilidade de nos encontrarmos com a pessoa que gostamos.O tempo assusta as pessoas, a distância, as inseguranças, o "não saber o plano para amanhã", mas a realidade, é que ninguém sabe o minuto a seguir, e se não estamos predispostos a arriscar o ano que vem, então não deverá ser essa a pessoa a quem damos a mão na rua.
O amor não foi feito para os preguiçosos, foi feito para os soldados, por isso, despacha-te a aparecer e a ficar.
Não apareças só por aparecer, eu odeio quem não se deixa ficar do meu lado. Não te deixes assustar por o aspecto que ás vezes tenho, por ser a mistura entre a mulher que ninguém quer andar de mão dada por saber os riscos que corre, e a mulher com quem se querem casar por as promessas que faz. Eu prometo e juro-te, que não deixo de te ver com encanto, passe o tempo que passar ou passes as fases que passares. Vou-te amar da mesma maneira que te amo quando acordo a meio da noite e olho para ti, nunca deste por nada, mas eu estou lá.
Os dias não vão ser todos perfeitos, eu já nasci com alguma bipolaridade inserida em mim e afinal de contas, quem nunca nasceu. Tenho dias em que acordo com um brilho diferente e me rio de manhã à noite, tenho outros menos bons em que me lembro de todas as promessas que já me fizeram. Mas vou-te amar nos dois. Não te vou dizer metade do que penso. Guardo muita coisa para mim, tu sabes, quando estamos deitados na cama a olhar para o nada e a falar, há coisas que não te digo porque não tenho a necessidade de o fazer. Com o tempo, vais acabar por me conhecer sem ser preciso eu te dizer uma única palavra. Aí, vais saber que estamos apaixonados.
E que apareças amanhã, ou te decidas que é comigo que deves estar, daqui a uma semana, daqui a uns meses, ou mais que isso, serás sempre bem-vindo. Quem nos ama de verdade, quem fica de verdade e nos olha por dentro, é sempre bem-vindo, seja qual for a fase e as pessoas que estejam na nossa vida.
Nunca deixem fugir o homem que vos defende incondicionalmente, não há forma melhor de sabermos se estamos apaixonados por alguém, quando a vontade de os proteger é maior do que cuidarmos bem de nós.





Comentários

  1. Todos nós temos um dom, e tenho quase a certeza que este é o teu. Adoro viver ansiosa por ler mais de ti, e por cada palavra que leio sinto-me bem, sinto-me bem por saber que há alguém que me compreende tão bem, sem saber. Adoro Ines, :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «(..) não há forma melhor de sabermos se estamos apaixonados por alguém, quando a vontade de os proteger é maior do que cuidarmos bem de nós»
      Mesmo!!

      Eliminar
    2. Simplesmente fantástico! :x
      parabéns Inês!

      Eliminar
  2. Não há palavras... Os teus textos são algo de extraordinário. Encontro-me me cada frase que escreves, em cada dor que mostras sentir, na felicidade que transpareces sentir por ter a pessoa que amas a teu lado. Posso dizer-te uma coisa, sou Homem e os teus textos fazem-me chorar... por incorporar tão bem neles, por cada frase que escreves despertar os sentimentos de sorte e felicidade de também eu ter a pessoa que amo a meu lado. O teu texto "Ainda te amo" fez-me dar valor a cada momento que passei com a pessoa que amo, fez-me chorar e arrepender-me de cada minuto que fiz algo menos bom ou menti à pessoa que mais zela por mim e mais bem me quer. Fez-me sentir feliz por saber que a pessoa que amo tem a bondade que transpareces ter nos teus textos, e o tal amor incondicional de que falas.
    Tu tens um dom, eu tenho um desejo. Não pares de escrever, que a vida te traga muitos motivos, bons, para que continues a fazer o que fazes tão bem, escrever.
    Parabéns, cativaste-me, fizeste-me chorar, e ganhaste um admirador.
    Obrigado Inês

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de ler os seus textos e revejo-me em muito do que escreve. Contudo, acho que colocar aspas nas frases que utiliza e que não são suas, mas sim de outos autores. Neste texto há pelo menos uma citação que não é sua, e devia ter cuidado com isso, nem que seja pelo respeito que tem que ter pelos verdadeiros escritores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que se identifique com os meus textos, mas tal como diz que citar outros autores sem aspas é feio, então falar sem certezas é mais ainda. Nunca na minha vida precisei de citar autores, ou roubar frases de um lado e de outro para construir textos. Tudo o que está escrito neste blog, saiu da minha própria cabeça e próprio coração. Se se está a referir à citação "Hoje as pessoas não namoram, ficam juntas. Dormem agarradas umas ás outras, mas não andam de mão dada na rua. Oficializar uma relação nas redes sociais parece ser a maior prova de amor que se dá no século XXI, e perdoar uma traição quase que parece bonito e romântico. Aprendi com o tempo, que quem ama não trai. Seja de uma maneira ou outra, não se magoa quem se gosta. Não faz sentido, e se só é fiel quem pode e não quem quer, então devíamos ter que passar por uma série de testes para podermos dizer a alguém que o amamos." eu partilhei-a uma vez na minha página de escritora, porque ainda não queria lançar o texto e andou por aí a circular na internet.. ;)
      Se algum dia citasse alguém, claramente que o faria correctamente como gosto que o façam comigo, como a verdadeira escritora que sou.

      Eliminar
    2. Estou esclarecida então :) Continua com o bom trabalho!

      Eliminar
  4. Olá Inês. Vim aqui parar por mero acaso mas deixa-me desde já dar-te os parabéns por este excelente texto. Adorei a forma como escreves e como consegues exprimir tão bem aquilo que pretendes transmitir ao leitor. Se me permitires, irei, com todo o gosto, ler com atenção mais alguns dos teus textos :)

    Quanto ao tema aqui falado, infelizmente, não podia concordar mais contigo. Nunca antes o Amor foi tão banalizado como é nos dias que correm. Hoje em dia, o Amor praticamente resume a um estado de Facebook ou fotografias que o respectivo casal tira em conjunto para publicarem nas redes sociais. Depois disso, são capazes de não terem confiança nenhuma um no outro, trairem-se mutuamente mal voltam as costas, etc. Isto não é Amor!

    Quem ama verdadeiramente, não trai, não magoa… NUNCA. Quem ama verdadeiramente, sabe o grande valor da pessoa que tem a seu lado e não precisa de procurar mais nada noutras pessoas. Quem ama verdadeiramente, confia no outro. Quem ama verdadeiramente, não se adapta ou muda… completa-se. Quem ama verdadeiramente, sabe dar valor a todos os pequenos gestos de amor e carinho, mesmo que nem sempre esses sejam de cariz material. Quem ama verdadeiramente, simplesmente ama… de forma incondicional. É verdade que ninguém é perfeito e todos temos os nossos momentos bons e menos bons (nem sempre acordamos em dia sim)… mas eu costumo dizer que, quando se ama, ama-se todos os dias.

    Infelizmente, não há muita gente que pensa assim. Folgo em saber que ainda existem pessoas como tu Inês, que sabem realmente o que é Amor.

    Nem sempre as histórias de Amor são perfeitas, muitas delas têm imensos precalços pelo caminho… mas todas acabam por ter um final feliz. Com certeza, que a tua também o irá ter :)

    Mais uma vez, Parabéns! Ganhaste mais um admirador :)

    Beijinho,
    João

    ResponderEliminar
  5. és fantástica Inês, venho aqui quase diariamente ver se tens algo novo para ler. o que tu escreves traz conforto, é tão cru, tão real. inspiras :)
    sou novata aqui pelos blogs, estou a começar outra vez nesta coisa da escrita por isso dá um saltinho no meu blog quando puderes, gostava muito :)
    um beijinho de uma admiradora,
    A

    ResponderEliminar
  6. Honestamente nunca pensei conseguir identificar-me tanto com a escrita de alguém como com a tua. Não quero dizer que tenho um talento que se pareça sequer com o teu, nada disso, mas tudo o que leio no teu blog é o que sinto dentro de mim, tu consegues por em palavras tudo o que está enrolado na minha cabeça. E agradeço-te por isso, por partilhares o teu dom, por inspirares, por reconfortares. Continua a escrever *
    E um bom ano!

    ResponderEliminar
  7. muito bom sem dúvidas, simplesmente fantástico Inês, tu és toda fantástica especial, muito sorte para ti ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares