Amantes

Num dos dias que acho que tenho muito que fazer e depois acabo por passar o dia deitada a pensar, ponderei para mim mesma qual deveria ser a sensação de ter duas pessoas na vida. A quantidade de sentimento necessário, de elasticidade no corpo e em outros sítios, e a disposição de morrer de ciumes e de amor por dois homens, ou mulheres diferentes. Depois pensei ainda mais, e lembrei-me de todos os casos das minhas amigas que conheço. Daquelas que são as amantes, daquelas que já tiveram que partilhar o espaço com outras, e daquelas que por se fartarem de regras que não impuseram, decidem ser livres de relações e irem tendo, sem amar. Pensei nisto, porque toda a gente que vive em Faro, deve ter no seu manual de instruções para ter extrema precaução ou não ter nenhuma, porque cá tudo se sabe. Estava à conversa com uma grande amiga minha no outro dia, e estávamos a desabafar como qualquer grupo de mulheres faz dentro do carro virado para o cais, sobre os "tempos" que tiramos para nós, quando decidimos meter um intervalo na nossa relação. Depois de milhares de perguntas sobre aquilo que realmente faz uma relação parar, e arrancar passado meses, quase como um carro que substitui o motor, ela disse-me que nunca mais tinha metido os pés em Faro. Que tinha andado por Lx, que tinha ido ao Norte, que tinha viajado, e aí sim, tinha tirado proveito de tudo aquilo a que tinha direito, enquanto ia sabendo por fora, tudo o que se passava cá em baixo. Eu sou apaixonada por as minhas amigas. Tenho amigas de uma tal forma boas, que penso que já não se encontre muito por aí. E penso na realidade, que o facto de se terem atravessado no meu caminho, além de todos os meus segredos, dos delas, e de toda a gente que guardamos entre nós, servem também para aprender através delas.
A maior parte delas, não são adeptas de amantes. Tenho poucas que acham que somos novas, e por isso mesmo temos tempo, disposição e energia para fazermos aquilo que queremos, sejam quais forem as consequências.
E depois, ponderei sobre todas as pessoas que conheço, que têm duas pessoas na vida delas. São tantas.. que assustei-me com as probabilidades. E logo a seguir, lembrei-me da frase que mais tenho na cabeça sobre relações "Não é fiel quem quer, é fiel quem pode." E depois ainda, pensei para mim mesma, que possivelmente não passava por fidelidade. Passava por sentimentos, por preenchimentos, por confusões, por erros, por re-apaixonar, por ter medo. Sempre achei que a minha melhor amiga não deixava o ex-namorado, porque se habituou a ele. Se acomodou. Se deixou ficar, porque conhecia o cheiro dos lençóis dele, porque a "sogra gostava dela", porque as coisas eram mais fáceis assim.
Pronto, encontrei a pólvora. As pessoas têm amantes, ou fingem-se apaixonadas por alguém que não estão, emborcam em mil relações diferentes na esperança do coração bater por alguma delas, arranjam um segundo para esquecer um primeiro, caem no erro de pensarem que um dia se conseguem apaixonar, única e exclusivamente porque confiar em alguém dá trabalho.Dá trabalho, demora tempo, e parte a maior parte dos corações.
Apaixonar-nos por outra pessoa, é uma tarefa árdua e morosa, consome tempo, energia, lágrimas; deixar ir para deixar entrar, confiar, tudo sem a certeza que um dia se desmorona tudo à nossa frente, e voltamos a cair de cu duma altura impensável, sem amparo possível.
Tenho uma pessoa, que me diz que o ser humano não foi feito para ser fiel. Não está em nós, no nosso sangue, na nossa maneira de ser.
Independentemente de tudo o que dizem, das relações poligâmicas secretas,  dos vinte mil amigos coloridos que se tem, acredito que querer ser fiel vem da mulher, de nós, que lutamos desde sempre para sermos exclusivas, que em segredo ainda queremos alguém que venha montado já não num cavalo mas em qualquer coisa e que esteja disposto a travar uma batalha por nós, alguém que acorde e que pense, que queira, que chore por.
Não tinha piada de outra maneira. Para todos os amantes.

Comentários

  1. Gosto muito! Mas não gosto muito de quando escreves várias coisas dentro do mesmo assunto e não aprofundares cada uma delas! Sou uma pessoa curiosa e falares das histórias das tuas amigas mas não as contares, faz-me explodir! Eheh :) Se eu escrevesse um blog, eu não ia conseguir ter tempo para estudar! É tanta história... Também adoro escrever sobre relacionamentos! Continua ;) Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares